Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Curadoria digital

Curadoria digital

Literacia mediática: uma competência básica na sociedade atual

19.12.18

My Page

A literacia mediática, a rede de aprendizagem e a curadoria de conteúdos estão intimamente ligadas. São competências básicas (obrigatórias) do professor e de qualquer profissional do século XXI que se quer manter atualizado, num mundo em mudança acelerada.

Se um professor não tem a capacidade de se autoformar, de aprender, quem a terá? Hoje mais importante do que aquilo que se sabe quando se tira uma licenciatura ou qualquer outro título académico é a capacidade de continuar a aprender.

Esta é cada vez mais uma exigência da sociedade atual. É, por isso, fundamental que os professores sejam capazes de se autoformar ao longo da vida, só assim podem formar alunos com essa mesma capacidade. A Escola deve ensinar com os media e para os media, com a Web.

Ou não aprendessemos nós 70% do que sabemos em redes informais, desde que nascemos. A missão da Escola mantém-se e reforça-se: transformar a informação em conhecimento.

É uma oportunidade para aproximar os alunos da escola, e esta da sociedade, favorecendo aquele que deve ser o novo papel do professor. O professor já só está sozinho na sala de aula se quiser.

É o tempo da biblioteca escolar sair de portas, alargar o seu âmbito e entrar na sala de aula, assumindo-se como o centro difusor do saber na Escola e na comunidade educativa. A par disto, complementarmente, deve contribuir para a criação de um ambiente escolar que promova a cultura do saber. Como fazê-lo? Estas foram algumas das ideias apresentadas e desenvolvidas nesta comunicação.